O que é

O Teatro de Reprise é um espetáculo teatral interativo, com muito senso de humor, improviso e profissionalismo, que conta com a participação voluntária da platéia.

Trata-se de um método de intervenção em grupos, inspirado no Playback Theatre, criado por Jonathan Fox, e que conserva alguns de seus princípios básicos. Recebeu grande influência dos fundamentos do Psicodrama, principalmente o da busca pela espontaneidade através da ação dramática.  A cultura brasileira também é uma de suas características inconfundíveis, que se expressa na capacidade de improvisação rápida, sintônica e surpreendente no resultado cênico.

Uma equipe formada por atores, músicos e diretor realiza, com o auxílio espontâneo da platéia, uma intervenção com qualidades estéticas de sofisticada resolução cênica. O diretor convida voluntários, chamados de narradores, que relatam cenas passadas de suas vidas, as quais são cantadas pelos músicos e teatralizadas por um elenco preparado de atores.

É uma forma inovadora e versátil de improvisação teatral, sem texto prévio ou ensaiado. Adotada em muitos países como recurso pedagógico em empresas, escolas, instituições, pois proporciona às pessoas e grupos oportunidades de ampliar seus canais de percepção sobre as situações do cotidiano. Sendo também um excelente instrumento para o desenvolvimento pessoal.

E se fosse possível reviver esses momentos? E se a gente pudesse assistir ao que viveu tal qual um espectador assiste a uma peça de teatro?

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Como é

A intervenção acontece em três etapas:

Primeira etapa: aquecimento
Um tema é sugerido pelo diretor para induzir a platéia a recordar cenas vividas.  São utilizadas variadas técnicas e jogos que aquecem o diálogo entre representação e platéia. Entra aqui uma das técnicas clássicas do Playback Theatre - as Esculturas Fluidas - completada com outras técnicas, como o Camarim Vivo (técnica criada pela diretora Rosane), esquetes, leitura de textos e outras, conforme a aplicação ou tema envolvido no espetáculo.

Segunda etapa: montagem/apresentação de cenas
Cenas relatadas de forma espontânea pela platéia são representadas pelos atores, aprofundando o tema proposto. As músicas tocadas e cantadas ilustram este tema e mantêm a emoção do grupo. O narrador assiste a encenação do melhor local da platéia. O público, além de assistir à cena, acompanha o narrador assistindo à sua cena. Esta é a etapa principal, mais emocionante e mágica da intervenção.

Terceira etapa: compartilhamento
O diretor conduz um compartilhamento de emoções e de cenas recordadas e não encenadas. O resultado cênico é representativo tanto do ponto de vista do narrador, quanto do grupo/platéia presente. Neste momento, então, é importante mostrar esta representatividade por meio dos comentários de pessoas que recordaram cenas que não foram apresentadas no palco. Ao final, o diretor faz uma reflexão sobre as histórias encenadas e as narradas, conscientizando e enriquecendo uma discussão sobre o tema.

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Informações Complementares

Carga Horária
O espetáculo tem uma duração entre uma hora e quarenta minutos (1h40) e duas horas (2h). Este tempo tem se mostrado suficiente para cumprir todas as etapas do trabalho, resultando três a quatro cenas representadas e inúmeras representações de sensações e sentimentos.

Coffee Break
Sugerimos um coffee break após a apresentação, quando possível, para favorecer comentários entre os espectadores que, por diversos motivos, não puderam ser feitos durante o compartilhamento.

Instalações Necessárias
O espaço ideal para a representação deve ter 30 m2 (não é preciso ser palco). Deve estar provido de ponto de força para um instrumento musical. Quanto à iluminação, tanto a platéia quanto o palco ficam iluminados. Se possível, o palco deve ter uma luminosidade um pouco maior, para valorizar a cena.

Público-alvo
Qualquer grupo de pessoas se envolve bem com o espetáculo, desde o chão de fábrica ao corpo gerencial e diretivo; desde pessoas com algum tipo de dificuldade a platéias muito exigentes; de pequenos a grandes grupos.

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